quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Batizado Alternativo


Minha irmã não é cristã, meu cunhado é de família católica mas também não se dá muito bem com a religião. A minha irmã chegou a seguir a wicca, mas hoje não pratica mais, apesar de acreditar nessa doutrina. Eu sou budista, meus irmãos e meu pai são ateus, e o resto das duas famílias são católicos não praticantes. O que fazer com essa salada mista na hora do batismo??

O bom da nossa família é que somos todos muito tolerantes e respeitosos com a escolha espiritual de cada um. Ninguém julga ou dá palpite. Então, minha irmã queria fazer uma celebração de confirmação do nome do nosso querido Murilo de uma forma que fosse espiritual, mas não de alguma doutrina específica, mesmo porque ela e o Marcos acreditam que as pessoas devem buscar sua fé, e não serem doutrinadas pelos pais.

Eu estive pesquisando uma forma de fazer um batizado alternativo, para celebrar junto aos Deuses e espíritos da natureza a chegada dessa criaturinha! Achei no site Magia Bruxa uma cerimônia de batismo pagão linda, porém, como já disse, a Jana não quer nenhuma doutrina específica.

O batismo pagão é bacana porque a própria religião é voltada para as energias da natureza, e no fim das contas, em todas as religiões ou credos, o que temos de mais divino nessa vida terrena é a natureza.

Aí, conversando com ela, decidimos tentar adaptar a cerimônia pagã do batismo para uma cerimônia neutra, onde pediremos a benção para todas as entidades espirituais, afinal Deus e Deus de todos.

Eu sugeri que ela alugue uma chácara bem legal em Poços de Caldas - MG, que é a cidade do meu cunhado Marcos, e é uma cidade rodeada de árvores, cachoeiras e bosques. Pensei em algo de manhã, com as famílias e algum amigo próximo, além dos padrinhos. Todos de branco, em um lugar próximo a natureza. Após a cerimônia, teríamos um almoço. Seria pertinente que fosse um almoço orgânico, feito por nós, tudo bem natural.

Acho que vai ficar lindo! E será muito digno e cheio de espiritualidade e fé, proteção e amor, apesar de não fazer parte de nenhuma religião!!

4 comentários:

  1. também ando à procura de algo semelhante... depois quando acontecer conta-nos os pormenores :)

    ResponderExcluir
  2. oieee
    tem varias formas de batizado hj em dia..o bom disso é que ngm julga ngm ne..
    minha familia é toda catolica..mas nao fica julgando outras religioes


    adorei a ideia

    bjos

    ResponderExcluir
  3. ola! adoraria saber como foi o batismo! estou procurando fazer algo parecido no batizado da minha filha!
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá! Entrei em contato no site, mas não obtive retorno. Poderia me passar um e-mail e/ou telefone para que eu possa entrar em contato? Aguardo e agradeço! Bianca (pazeuniao@gmail.com )

    ResponderExcluir